Classificação dos Riscos Ambientais em grupos de Cores

Visando padronizar o conhecimento, estudo e identificação dos mais diversos de riscos em ambiente de trabalho, vamos estudar agora uma classificação dos riscos, em cores.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Classificação dos Riscos em grupos

Como veremos em nosso próximo artigo de nosso curso de Higiene e Segurança do Trabalho, os mapas de riscos são muito importantes na prevenção, educação e alerta dos riscos e perigos em um ambiente laboral.

Uma das maneiras de se criar um mapa de risco é através dos grupos de riscos, agrupados e classificados em cores, que iremos apresentar neste artigo.

O objetivo desta classificação é universalizar os riscos, de modo que um mesmo grupo e cor seja identificável em qualquer empresa, fábrica ou indústria, facilitando a vida e memória dos funcionários.

Os grupos são 5:
  • Grupo 1 - Verde - Riscos Físicos
  • Grupo 2 - Vermelho - Riscos Químicos
  • Grupo 3 - Marrom - Riscos Biológicos
  • Grupo 4 - Amarelo - Riscos Ergonômicos
  • Grupo 5 - Azul - Riscos de Acidentes



Grupo I - Riscos Físicos

Nesta categoria se enquadra os riscos considerados físicos, como Frio, Calor, Radiação ionizante, Umidade, Ruídos (sons) e outras atividades físicas que possam vir a atrapalhar a saúde do trabalhador.

Grupo II - Riscos Químicos

São riscos oferecido devido as características química dos fatores, como Gases tóxicos, Fumos poluentes, Poeiras, Vapores e substâncias tóxicas e venenosas, de um modo geral.

Grupo III - Riscos Biológicos

São riscos ocasionados por substâncias vivas, principalmente em laboratórios e ambientes de pesquisa científica, ou que fazem uso de agentes biológicos, como Farmácias, Hospitais, Empresas e Indústrias de Cosméticos.

Os principais agentes que oferecem esses riscos são Vírus, Fungos, Bactérias, Germes etc.

Grupo IV - Riscos Ergonômicos

São problemas ocasionados por má postura do trabalhador, movimentos errados, excesso de trabalho ou esforço, ações repetitivas etc.

Grupo V - Riscos de Acidentes

São riscos geralmente iminentes de acidentes, como trabalho em ambiente com Corrente elétrica, tensão, animais perigosos, maquinas pesadas, ferramentas velhas e defeituosas, dentro outros fatores que podem ocasionar todo e qualquer tipo de acidente.

A seguir, para auxiliar nos seus estudos e elaboração de um mapa de risco, uma tabela de classificação dos riscos ambientais, amplamente usada em cursos, empresas e indústrias:

Tabela de Classificação dos Riscos Ambientais

Curso de Higiene Industrial e Segurança do Trabalho


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...