Calculando temperatura - Instrumentos de medida de calor

Curso online grátis de Segurança do Trabalho
Agora que já sabemos os efeitos do calor no corpo de um trabalhador, vamos agora estudar em nosso curso online de Segurança do Trabalho, como medir e avaliar a temperatura de um ambiente.

Existem instrumentos específicos para situações específicas, pois os termômetros funcionam em uma faixa determinada de temperatura.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Medindo a temperatura em um ambiente de trabalho

Somente quem pode medir e atestar que um ambiente de trabalho é tipicamente insalubre por conta do calor é um técnico especializado nesse tipo de risco físico.

A temperatura deve ser tomada no exato local onde o trabalhador permanece e percorre, na altura do corpo mais exposta a esse calor.

Para fazer tais medições, existem uma série de equipamentos especiais, voltados para tais atividades.
Vamos falar um pouco sobre os principais instrumentos de avaliação de calor.




Instrumentos de medição de calor

A primeira coisa que vem a mente quando falamos sobre medição de temperatura, é o nosso velho e conhecido termômetro.

Porém, existe uma infinidade de tipos de termômetros e instrumentos para medir a temperatura. Essa diferença é devida principalmente ao valor da temperatura. Um simples termômetro usado para medir febre não serve para medi a temperatura de uma fornalha, por exemplo, pois está temperatura é altíssima e a do corpo humano gira em torno de 37 ºC Celcius.

Termômetro de bulbo seco com mercúrio e de bulbo úmido

O termômetro que conhecemos é aquele que nossas mães usavam para verificar se estávamos com febre, é o termômetro de bulbo (aquela bolinha na ponta) de mercúrio.

Segurança Laboral e Higiene IndustrialEle era usado para essa faixa de temperatura pois o mercúrio se expande facilmente com poucas variações, permitindo assim saber se a temperatura é 37,5 ºC ou 38  ºC, pois embora 0,5  ºC aparente ser um baixo valor, é algo muito significativo para o corpo. Por isso a necessidade de um termômetro bem sensível.

A medição é realizada através da condução, fazendo o termômetro entrar em contato com o objeto que se deseja medir a temperatura (nosso corpo, por exemplo).

Já o termômetro de bulbo úmido usa a propriedade física da evaporação da água.
As moléculas obtém energia e evaporam. Ao acontecer isso, há uma leve mudança de temperatura na água, visto que ela perdeu energia.

Curso completo com certificado de Segurança no Trabalho e Higiene IndustrialO termômetro de bulbo úmido é mais indicado para se medir a quantidade de umidade presente no ambiente, pois sabemos que a evaporação irá ocorrer mais em ambientes mais secos (baixa umidade). Ou seja, mais moléculas evaporam, resfriando a água.

Termômetro de globo

Ao contrário do termômetro de bulbo, que mede a temperatura por condução, o termômetro de globo mede através da radiação do calor.

O termômetro de globo é particularmente útil pois não é necessário haver um contato com o termômetro e o objeto que queremos medir, pois esse contato físico nem sempre é possível por diversos motivos (como a distância entre termômetro e objeto ou devido ao fato de o objeto estar muito quente, e o contato com o termômetro acabaria por prejudicar o instrumento).

Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org