Síndrome de Raynoud (Dedo branco) e outros problemas da vibração

Saiba o que é a doença do dedo branco causada pela vibraçãoNa aula passada de nosso curso online de Segurança no Trabalho, introduzimos os conceitos de vibrações e máquinas vibratórias, onde explicamos o que é a vibração e iniciamos nossas explicações sobres os problemas que esse risco físico pode trazer a saúde do trabalhador.

Nesse artigo vamos tratar das doenças ocasionadas diretamente da exposição do trabalhador ao ambiente insalubre, de vibração, dando um enfoque especial a uma síndrome muito comum: a síndrome de Raynoud ou doença do dedo branco.


Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Problemas de saúde ocasionados pelos efeitos do risco físico da Vibração

As principais queixas dos trabalhadores e doenças que lhe afetam, que estão ligadas a vibração em ambiente do trablaho são:
  • Dores - Alguns equipamentos exigem força do trabalhador para que este consiga dominar e manusear a máquina, causando dores pelos corpo
  • Problemas nas costas - Como o trabalhador que lida com maquinário vibrante geralmente trabalha em pé, é a coluna vertebral que recebe toda a força e vibração, amortecendo seus efeitos. Porém, isso prejudica e trás sérios danos lombares ao trabalhador
  • Estresse, irritação e cansaço: máquinas vibrantes são extremamente prejudiciais à saúde mental dos trabalhadores, principalmente se elas também gerarem ruídos
  • Problemas de circulação - Um dos problemas mais comuns e graves resultantes das vibrações, são os problemas com o sistema circulatório, pois as vibrações alteram e interferem no fluxo do sangue, causando problemas tipicamente conhecidos como sendo circulatórios.

Existem vários problemas sanguíneos ocasionados pela vibração, mas o mais comum, conhecido e grave é o da síndrome de Raynaud, popularmente conhecida como doença do Dedo Branco.

Efeito da vibração: Síndrome de Raynaud (Dedo Branco)


Síndrome de Raynoud - Curso online de Segurança no TrabalhoUm dos efeitos do contato do trabalhador com ambientes e maquinário que possuem vibração, são problemas no sistema circulatório, ou seja, problemas no sangue, problemas ditos vasculares.

Portanto, os efeitos na saúde do trabalhador exposto a vibração, são os problemas ocasionados pela má circulação do sangue, como formigamento e dormência nos locais afetados.
E por ser algo aparentemente sem gravidade, não se é dada a devida atenção.




Curso com certificadoMas com a continuidade da exposição ao movimento vibratório nas mãos, o trabalhador passa a ficar com as pontas dos dedos brancas, como na foto. E essa cor branca nos dedos vai crescendo até cobrir toda a extensão dos dedos do profissional.

Obviamente, o trabalhador começa a perder a capacidade de trabalho manual, visto que não tem mais controle e sensibilidade em seus dedos. É geralmente nesse estágio que alguns trabalhadores passam a se cuidar, pois não conseguem mais exercer suas atividades corriqueiras.

Caso o trabalhador com a doença do dedo branco insista em trabalhar em tais condições, o efeito da vibração em seu corpo pode chegar à condição grave de gangrena, que é a falta de sangue na região dos dedos, que constantemente leva a amputação de tais membros.

As fotos seguintes já são de um estado mais avançado da Síndrome de Raynoud do dedo branco, quando o dedo já está roxo.

Apostila de Segurança no Trabalho

Material de Segurança no Trabalho


Nenhum comentário:

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org