Tipos de EPI - Equipamentos de Proteção Individual

Na aula passada de nosso curso de Segurança do Trabalho, falamos da Norma Regulamentadora 6 - Equipamentos de Proteção Individual, sobre a definição de EPI, a obrigação das empresas e dos fabricantes.

Vamos entrar mais em detalhes e falar sobre cada tipo de equipamento que pode ser usado como proteção para o trabalhador.

Clique aqui para obter seu certificado de Segurança do Trabalho e entre já no mercado de trabalho!

Os Equipamentos de Proteção Individual na Segurança do Trabalho

Existem muitos equipamentos e dispositivos destinados a proteção dos trabalhadores, e a tecnologia nos premia a cada dia com novos produtos para isso, por isso é impossível listar tudo aqui.

Essa, provavelmente, é uma das lições mais importantes em um curso sobre Segurança e Medicina do Trabalho, portanto é muito importante que você conheça o máximo possível de EPIs, para que servem, que situações devem ser usados, quais devem ser usados, além de ter entendido bem a NR 6.

Falaremos, portanto, dos principais equipamentos, que são:

  • Capacete

É usado tanto em ambiente fechado (dentro de uma indústria, como na Petrobrás) como em ambientes abertos (em um canteiro de obras). É o item mais básico, mais usado e provavelmente o que mais protege os trabalhadores, por proteger uma área sensível de nosso corpo, a cabeça.

Além da proteção óbvia, contra objetos que possam a vir cair na no trabalhador, dependendo do tipo de capacete, eles também pode servir para proteger de radiação solar, queimaduras e até contra eletricidade.

O tipo mais comum é o capacete de jóquei, que é o de aba frontal:
Curso de Segurança do Trabalho, online e gratuito



Existe também o capacete de aba total:
Apostila de Segurança do Trabalho, completa, gratuita e online

Já o capacete com viseira e arco voltaico, oferece proteção aos olhos (contra partículas, faíscas de soldagem etc) e contra corrente elétrica:
Apostila online do curso de Segurança Industrial




  • Luvas

Se o trabalhador tem que lidar com corrente elétrica e voltagem, o ideal é o uso de luvas de borrachas, pois isolam e evitam choques e queimaduras.
Geralmente elas são usadas junto com mangas de proteção.
Curso de Segurança do Trabalho online


Se o trabalhador trabalha com agentes abrasivos e escoriantes, se usa as luvas de raspa e vaqueta:
Segurança no Trabalho

Já pessoas que trabalham com agentes biológicos (vírus, fungos, bactérias e doenças) e agentes químicos(ácidos, bases, venenos e diversas substâncias nocivas) devem usar as luvas com uma borracha especial, a borracha nitrílica:

Curso de Segurança Industrial


Para trabalhar com material como solventes, óleo e graxa, se usa as luvas em PVC.

  • Calçados

As botas de couro protegem contra derrapagem (escorregamentos), pequenas escoriações e objetos leves em queda. Para uma maior proteção, não só dos pés, como das pernas, usa-se as de cano médio.
Curso de Segurança no Emprego
Bota cano longo
As de cano longo protegem toda a perna, e são usadas em trabalhos em campo, pois protegem contra picadas e ataques de animais peçonhentos.
Curso online de Segurança Industrial com certificado
Botina de couro
Curso de Segurança no Emprego
Cano médio


Segurança, Medicina e Enfermagem do Trabalho

  • EPIs de sinalização

Como o nome sugere, servem para sinalizar, avisar ou destacar a presença de um trabalhador em dada região.

Por exemplo, durante um acidente, em alguma rodovia escura ou mal iluminada, os profissionais dos bombeiros, e de uma ambulância (médicos, enfermeiros), usam para que os carros que estão em trânsito consigam ver que existem pessoas ali, paradas no meio da pista.

Também são utilizados por guardas de trânsito.

  • EPIs contra queda e trabalho em altura
Curso de Segurança e Medicina no TrabalhoFrequentemente, alguns profissionais precisam trabalhar em grandes altitudes, e são profissões de alto risco, pois uma queda ou qualquer outro tipo de acidente, tem um alto risco de se tornar fatal, ou no mínimo muito prejudicial para a saúde.

 O principal equipamento de segurança para este tipo de trabalho são os cintos. Ao lado vemos o cinturão do tipo pára-quedista.

Seja um profissional de segurança no trabalhoNão existe, porém, um único acessório para este tipo de função.

Seja um Técnico em Segurança do TrabalhoNa verdade, são usado um conjunto de equipamento auxiliares, como os talabartes (reguláveis e com absorvição de energia) e o trava-quedas.

Exemplos de profissionais que trabalham com nesse tipo de ambiente, são os limpadores de janelas de prédios e instrutores de esportes radicais (como rapel).

Esses equipamentos também são usados para treinamentos militares também.
Como usar EPI









  • Roupas e vestimentas de segurança

EPI Vestimentas e roupasCinturões e coletes de sinalização são, por exemplo, acessórios usados para segurança do profissional.
Além destes, podemos citar também outros que são uma espécie de roupa, ou vestimenta, que também cobrem todo o corpo, ou parte dele.

Existem diversos tipos de roupas para proteger os trabalhadores dos mais diversos tipos de serviços.
Um exemplo bem conhecido, é aquela roupas de apicultores (profissionais que lidam com abelhas), mostrada ao lado.

Bombeiros também usam vestes especiais, que o protegem contra o calor e faíscas, bem como capacetes especiais.
Outros tipos de profissionais também usam calças e blusões, que os protegem contra umidade, frio, fumaça e produtos químicos:
CIPA SESMT



Profissionais de companhias elétricas, como técnicos e engenheiros, e outros profissionais que precisam trabalhar com altas tensões e correntes elétricas, precisam usar roupas especiais contra a condução, evitando choques, que quase sempre são fatais:


CIPA SESMT



    Curso com certificado
    Protetor do tipo concha
  • EPIs auditivos
Mais adiante, aqui em nosso curso de Segurança no Trabalho, vamos dedicar artigos inteiramente ao estudo dos ruídos, de tão importante que é esse assunto que envolvem sons, ouvidos e audição.

Dentre os principais equipamentos usados para a segurança auditiva dos profissionais, destacamos os protetores auriculares, como os do tipo concha, do tipo plug e um protetor conjugado (junto com capacete e viseira):
Como ser um profissional de segurança do trabalho
Protetor do tipo plug

Como ser um técnico de segurança no trabalho
Protetor conjugado: capacete + viseira + protetor auditivo







Teremos uma aula somente para falar sobre os instrumentos de controle e medidas de segurança contra os ruídos:

http://www.cursosegurancadotrabalho.net/2013/06/Medidas-de-Seguranca-e-Controle-sobre-os-ruidos.html

Um comentário:

Thayssa Vicente disse...

Boa tarde,surgiu uma duvida,a validade dos equipamentos de proteção individual vem na embalagem ou no próprio equipamento de proteção? Obrigado

Texto 100% original e todas as imagens são livre para uso e foram obtidas em http://commons.wikimedia.org